SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 issue13A reversão política do conhecimento: uma nova práxis educacional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

BORGES, Djalma Freire  and  ARAUJO, Maria Arlete Duarte de. Uma análise dos cursos de graduação dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas, Exatas e Saúde da UFRN à luz das demais instituições federais  de ensino superior do nordeste. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.13, pp.349-363. ISSN 0104-4036.

O artigo faz uma análise comparativa dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro de Ciências Exatas e do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com os cursos de graduação dos mesmos centros das demais instituições federais de ensino superior do Nordeste. Para tanto, se utiliza dos seguintes indicadores: relação aluno matriculado docente em cada curso e centro, duração dos cursos, número de diplomados em cada curso e centro e número de vagas no vestibular em cada curso e centro. O artigo conclui que, de um modo geral, os cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro de Ciências Exatas e do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresentam indicadores de desempenho insatisfatórios em comparação com cursos idênticos oferecidos por outras universidades federais do Nordeste, o que coloca para a UFRN a urgente necessidade de reavaliar o desempenho de seus cursos de graduação para que, em médio prazo, ocorram melhorias expressivas de eficiência operacional. E isto é tanto mais urgente quando se sabe que o modelo de alocação de recursos orçamentários às IFES, adotado pelo Ministério da Educação, e resultante de proposta das próprias instituições federais de ensino superior, baseia-se fortemente em indicadores de produtividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )