SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número13Por uma educação multicultural: uma alternativa de cidadania para o século XXIMetodologias para avaliação e ordenação de universidades públicas: o caso da UFRJ e demais instituições federais de ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ELLIOT, Lígia Gomes. Exame Nacional de Cursos: da polêmica a ações. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.13, pp.393-402. ISSN 0104-4036.

Elaborado inicialmente para uma instituição interessada em conhecer e discutir o texto legal que instituiu a avaliação de final de curso no 3° e suas implicações, este artigo, agora adaptado, apresenta os principais pontos da Lei 9131/95 relativos ao tema, seguidos de breves comentários. Uma amostra das reações e críticas ao dispositivo legal e ao 1° Exame Nacional de Cursos, ocorrido em novembro de 1996, assim como a resposta de representantes do órgão oficial responsável, o MEC, são alinhadas na segunda seção, para permitir, ao leitor, elaborar uma primeira crítica. A última seção, reconhecendo que a avaliação é peça fundamental na formação de profissionais de qualidade, sugere uma série de ações pertinentes a serem adotadas por instituições ou cursos de 3° grau preocupadas com o aperfeiçoamento acadêmico de seus alunos e seu futuro desempenho profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )