SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número15Estruturas acadêmicas corporativas: desafio para o planejamento estratégico? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BARROS, Aluizio A. de. A contribuição da educação nas indústrias inovadoras. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.15, pp.151-160. ISSN 0104-4036.

O objetivo do estudo é investigar as relações entre educação formal e inovações tecnológicas na indústria de transformação. Será que os ambientes de trabalho mais dinâmicos e inovadores estão demandando e remunerando melhor os trabalhadores de maior nível de educação? A hipótese central-testada na região de alta tecnologia da Baía de San Francisco, na Califórnia - é de que os rendimentos médios dos trabalhadores da indústria eletrônica de determinado nível de escolaridade são significativamente mais elevados do que os rendimentos da correspondente categoria de trabalhadores nos setores tradicionais da indústria manufatureira. A evidência empírica analisada por modelos de regressão confirma esta expectativa, indicando, ademais, que as diferenças salariais entre as indústrias dinâmicas e tradicionais são maiores para os trabalhadores com curso superior completo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )