SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número15A contribuição da educação nas indústrias inovadorasLa recepción de Pestalozzi em lãs sociedades latinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MATOS, Heloisa Maria Leiras. Estruturas acadêmicas corporativas: desafio para o planejamento estratégico?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.15, pp.161-190. ISSN 0104-4036.

O presente estudo analisa a questão do planejamento estratégico nas universidades a partir do princípio de que as mesmas - diferentemente das organizações empresarias - são instituições complexas e de perfil pouco definido. Reconhece que não basta à universidade definir sua missão, suas metas, seus objetivos, ignorando os segmentos que a compõem, em especial o corpo docente, que - sendo seu principal interlocutor - é formado por profissionais que trabalham na diversidade e no pluralismo de idéias e áreas do saber. Detectando o corporativismo nas universidades, a autora reconhece - assim - que a implantação do plane;amento estratégico requer conhecimento técnico e decisão política para pensar a universidade: como uma grande corporação que se mobiliza para defender o que lhe é legítimo: o ensino, a pesquisa, a extensão, a participação e a autonomia na busca da excelência acadêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )