SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número15La recepción de Pestalozzi em lãs sociedades latinasAvaliação da aprendizagem: o desafio de mudar sua prática: relato índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GONCALVES, Lia Rodrigues. Auto-avaliação: uma abordagem pessoal, política e acadêmica. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.15, pp.205-211. ISSN 0104-4036.

Este artigo se refere à necessidade de conhecermos melhor a escola que temos e pela  qual somos responsáveis. Expõe o fruto de vivências e conclusões retiradas ao longo da vida profissional, nos cursos de formação de professores e educação continuada. Traz o questionamento se será permitido ao professor e à escola realizarem sua auto-avaliação, que propiciará o desenvolvimento profissional dos professores e promoverá a melhoria o ensino. Apresenta como condições básicas a essa prática o tempo e a persistência, a troca de experiências, a confiança e a confidência. Conclui afirmando que a auto-avaliação conduz à inovação, uma vez que leva à reflexão sobre o já existente e proporciona a relação com novas idéias e situações que vão surgindo, dando lugar a negociações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )