SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número15Auto-avaliação: uma abordagem pessoal, política e acadêmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SIMONETTI, Dora Cortat. Avaliação da aprendizagem: o desafio de mudar sua prática: relato. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.15, pp.213-222. ISSN 0104-4036.

O objetivo deste artigo é explanar sobre uma idéia para a avaliação da aprendizagem que  atingiu o desafio de sua prática. Parte, evidentemente, de alguns pressupostos, como, por exemplo, uma estrutura metodológica que não desvinculas-se a educação escolar do interior da totalidade social. Dos três momentos significativos da avaliação - a recuperação, a promoção e o registro - enfatizo o registro por concebê-lo como o momento de se estabelecer a relação entre a expressão do desempenho e a intenção filosófica e educativa. Busca não esquecer traços culturais, como a valorização do uso de símbolo numérico. Com o propósito de conjugar estes fatos, o registro do desempenho do aluno é expresso em notas, mas somente quando ele tem aproveitamento satisfatório. É a nota ligada ao êxito escolar, ao alcance de objetivos educacionais propostos. Para aqueles que ainda não alcançaram este aproveitamento, registra-se NR, isto é, Necessita Recuperação. No artigo são abordados resultados da aplicação desta idéia vivenciados no cotidiano de uma escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )