SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número16Avaliação de software educacional hipermídia: a contribuição de especialistas e usuários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DEMO, Pedro. Professor e compromisso com a aprendizagem na Nova LDB: discutindo a questão dos 200 dias letivos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.16, pp.279-298. ISSN 0104-4036.

Tem como objetivo principal este texto argumentar em favor do direito de estudar para o professor básico, com base na nova Lei de Diretrizes e Bases. Entende-se este direito como parte do exercício profissional, ou seja, como parte de seu trabalho. Fundamenta-se a idéia de começar cada semestre com um curso de pelo menos 80 horas (10 dias úteis) para os professores, tendo em vista que a qualidade do professor é o fator preponderante da aprendizagem dos alunos. A proposta da LDB de 200 dias de efetivo trabalho escolar é entendida como dias "letivos", ou seja, de aula, com presença física dos alunos. Embora esta visão da aprendizagem seja totalmente ultrapassada, é ainda aquela que prevalece em nossos ambientes educacionais. Não se aceita ainda que não se perde nada se o aluno perder aula, mas perde tudo se não tiver um professor atualizado e capaz de garantir a aprendizagem. O texto tem como intuito servir de base para argumentar nos Conselhos Estaduais de Educação, para que possam reconhecer este direito de estudar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )