SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número16E se as escolas aprendessem com as escolas de samba? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SCHWARTZMAN, Jacques  e  OLIVEIRA JUNIOR, Márcio de. "Ranking" IPEAD/UFMG e Exame Nacional de Cursos: uma comparação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.16, pp.353-362. ISSN 0104-4036.

Este artigo compara duas formas de se avaliar a educação superior no Brasil. Uma delas, desenvolvida por Schwartzman (1996), analisa os insumos do processo de educação superior: alunos, docentes e infra-estrutura. A outra forma é o Exame Nacional de Cursos (ENC) - o Provão - aplicado pelo Ministério da Educação aos alunos que se formam. Ambos os métodos de avaliação foram aplicados aos cursos de Administração oferecidos em Minas Gerais. Decidiu-se, então, comparar os resultados dos dois processos de avaliação através de uma análise de correlação. O coeficiente de correlação encontrado foi positivo e alto. Conclui-se, então, que as duas formas de avaliação do ensino superior estão em uma direção correta e que elas são equivalentes quanto aos resultados obtidos. A qualidade uma instituição pode avaliada tanto pela aplicação de um teste aos alunos que se formam - seu resultado - como pela avaliação dos insumos ao processo de educação. O uso de uma ou outra metodologia depende de vários fatores, como custos, a disponibilidade dados e a facilidade para se obterem informações acerca da infra-estrutura, do corpo docente e sobre os alunos das instituições de ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )