SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número17Linhas de orientação para o sistema de ensino e para a vida cultural na era tecnológica: “Oração de Sapiência” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CASTRO, Claudio de Moura. Ensino privado ou público: eis a (falsa) questão. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.17, pp.423-452. ISSN 0104-4036.

Considerando que as regras a que estejam subordinados os atores do sistema educacional são mais importantes do que sua condição pública ou privada, o autor examina e discute tanto as soluções privadas como as públicas para a organização e oferta de ensino no país. Apresenta, entre outras conclusões, a de que o fundamental é adotar as melhores regras e não a preocupação com princípios ideológicos superados. Nessa linha, defende incentivos adequados, participação da sociedade civil, um novo papel para as empresas, avaliação, novos modelos de gestão escolar, bolsas de estudo nas escolas particulares, e fundos especiais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )