SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número17Ensino privado ou público: eis a (falsa) questãoGestão de universidades do terceiro milênio: alguns desafios e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SOVERAL, Eduardo Abranches de. Linhas de orientação para o sistema de ensino e para a vida cultural na era tecnológica: “Oração de Sapiência”. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.17, pp.453-462. ISSN 0104-4036.

Esta "Oração de Sapiência" foi proferida na sessão de inauguração das novas instalações da Faculdade de Letras do Porto em 1995. Refere-se a uma nova era onde as máquinas se multiplicam vertiginosamente sobre a face da terra e convida todos aqueles que participam das Universidades a refletir sobre o problemático futuro que a todos nos aguarda. Destaca o papel da Universidade no quadro das relações entre a ação política e a especulação teórica sobre as graves interrogações da era tecnológica que desponta. Adverte sobre os tempos em que vivemos dominados ainda por critérios economicistas e da sobrevalorização mítica do poder do Dinheiro. Afirma que a era tecnológica é irreversível e desejável, entretanto, a ação técnica contém no seu bojo efeitos nocivos que chegam a ameaçar a sobrevivência da espécie; tal acontece porque, sendo essencialmente instrumenta, ela não possui uma linha de orientação norteadora da atividade cultural e do ensino que humanize a técnica. A Universidade deve intuir o governo quanto à definição de uma clarividente política cultural e de ensino. Entretanto, para que a Universidade se possa ocupar adequadamente das questões do uso da técnica, é necessário, antes de mais nada, que o setor de Humanidades seja valorizado e que a Universidade recupere a visão de sua essência, se estruture de maneira que as ciências humanas, as artes, as ciências formais, as ciências da natureza e a filosofia se entrelacem numa interdisciplinaridade mutuamente fecunda.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )