SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número17Gestão de universidades do terceiro milênio: alguns desafios e perspectivasIndicadores educacionais para subpopulações caracterizadas pela cor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CANEN, Ana. Formação de professores: diálogo das diferenças. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1997, vol.05, n.17, pp.477-494. ISSN 0104-4036.

A formação de professores em uma perspectiva de diálogo das diferenças justifica-se na medida em que a escola brasileira atua em uma sociedade multicultural, em que a diversidade de universos sócio-culturais de grande parte da população é ignorada em práticas pedagógico-curriculares homogeneizadoras. O fracasso escolar, bem como a  presença de atitudes preconceituosas contra aquelas parcelas cujos universos sócio-culturais não correspondem aos dominantes remete à importância de se fomentar atitudes de tolerância e apreciação à pluralidade cultural, em futuras gerações. O  presente artigo procura discutir pressupostos teóricos e desdobramentos práticos no cotidiano escolar em termos de conteúdos específicos, metodologia dialógica e avaliação diagnóstico, na perspectiva do diálogo das diferenças. À luz destas considerações, analisa também algumas das propostas na área apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, argumentando pela necessidade de uma formação inicial e em serviço de professores para que a perspectiva intercultural traduza-se nas práticas pedagógicas cotidianas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )