SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número18Considerações sobre três pesquisas realizadas em escolas brasileirasHeterogeneidade acadêmica dos alunos admitidos na UFMG e PUC-MG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

OLIVEIRA, João Batista Araújo e. Análise de custos e resultados do Programa de Aceleração de Aprendizagem. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.18, pp.23-56. ISSN 0104-4036.

O trabalho descreve as características gerais do Programa de Aceleração de Aprendizagem e analisa os dados de custo e efetividade de três projetos implementados nas redes estaduais do Maranhão, Minas Gerais e em 15 redes municipais. Os alunos dos programas de Aceleração foram submetidos a um teste calibrado pelo SAEB para 4ª série do primeiro grau. Os resultados confirmam a proposta do programa, segundo a qual a maioria dos alunos adquire um nível de conhecimentos equivalente ao aluno médio de 4ª série da rede pública dos respectivos estados. Como decorrência do programa, os alunos que anteriormente eram considerados como multirepetentes saltam em média, 1,6,2 e 2,8 anos letivos, dependendo do projeto. A análise de custos revela que a um custo médio inferior a 200 reais por ano o programa gera economias de 400 a 800%, dependendo das circunstâncias em que é implementado. A análise de custos  também sugere que investimentos insuficientes, como no caso do Programa do Maranhão, estão associados com resultados mais modestos.

Palabras clave : Aceleração de Aprendizagem; Avaliação; Avaliação de Custo-Efetividade; Fluxo Escolar; Pedagogia do Sucesso; Programa Acelera Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )