SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19Sistemas organizacionais: uma visão dos gestores educacionais, através da ótica dos modelos transformacional e transacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DEMO, Pedro. Promoção automática e capitulação da escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.19, pp.159-190. ISSN 0104-4036.

O texto discute os riscos da tendência atual e oficial de introduzir na escola básica a promoção continuada, evitando a reprovação de todos os modos. A visível boa intenção que existe no fundo é facilmente desfeita pelo tentação de promover sem a devida aprendizagem, apelando inclusive para o argumento da sustentação da auto-estima do aluno. Busca-se argumentar em favor da aprendizagem, ia que o aluno tem direito de aprender, devendo ser promovido porque aprende adequadamente. A promoção, tornando-se automática, escamoteia a falta de aprendizagem, levando a escola pública de modo ainda mais rápido e fatal a ser reconhecida como "coisa pobre para o pobre". Ademais, não se cultiva a auto-estima pela via do escamoteamento. A pedagogia da verdade é sempre preferível. A verdade do aluno é a aprendizagem bem feita.

Palavras-chave : Aprendizagem; Promoção Continuada e Automática; Direito de Aprender; Auto-Estima.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )