SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19Promoção automática e capitulação da escolaHospitais universitários: mecanismos de coordenação e avaliação comparativa de eficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LOPES, Jorge E. G.. Sistemas organizacionais: uma visão dos gestores educacionais, através da ótica dos modelos transformacional e transacional. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.19, pp.191-200. ISSN 0104-4036.

Trabalhar com seres humanos interagindo integralmente em um contexto inseparável durante todo tempo, como sujeito e objeto, evidencia toda a turbulência contida no processo sócio-ambiental do cenário no qual contracenamos diariamente como atores principais, coadjuvantes ou figurantes. A liderança administrativa apresenta conceitos, princípios e resultados dependentes diretamente das ciências humanas relacionadas às posições, funções e papéis do administrador educacional em função das relações humanas, metas estabelecidas, inovações e interpretações da eficiência social. Temos certeza que o gestor organizacional terá que compreender com profundidade o processo facilitador da função administrativa, com uma maneira menos mecanicista e mais  viabilizadora das funções técnicas com seu maior propósito. O Modelo Transformacional torna-se de fácil reconhecimento quando podemos detectar a presença de certos elementos e fatores que têm a capacidade de criar um ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas perenemente. Os  procedimentos coletivos e o incentivo motivacional através de articulações não veladas serão sempre as tônicas utilizadas como variáveis constantes pelo administrador transformacional em suas atividades práticas. Os princípios da moralidade e do desenvolvimento cognitivo sempre em posição de destaque para que esteiam assegurados e preservados os ideais de equilíbrio e integração do modelo transformacional, em virtude da constante presença dos conflitos em qualquer coletividade. O Modelo Transacional por sua vez, durante todo o desenrolar do  processo, está relacionado com as gestões coniventes geradas e implementadas no  comportamento organizacional pelos atores envolvidos no cenário. Fundamenta-se o modelo transacional nas evidentes atividades da transação, de troca e de barganhas e nas necessidades emergenciais de específicas situações, nas quais as irrestritas dependências do desempenho e dos resultados sejam as variáveis observadas no contexto de  recompensas, premiações e punições.

Palavras-chave : Conivência; Transação; Mudança; Flexibilidade; Presteza.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )