SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19Sistemas organizacionais: uma visão dos gestores educacionais, através da ótica dos modelos transformacional e transacionalO acesso ao ensino superior no Brasil: a questão da elitização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FACANHA, Luís Otávio  e  MARINHO, Alexandre. Hospitais universitários: mecanismos de coordenação e avaliação comparativa de eficiência. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.19, pp.201-235. ISSN 0104-4036.

Este artigo identifica e analisa os problemas de coordenação, de informação, e de mensuração de eficiência relativa em hospitais universitários. Diferentes abordagens alternativas são consideradas e, especificamente, um exercício baseado na metodologia conhecida como Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), foi executado. A amostra é formada por 43 hospitais federais brasileiros - HUs, com dados relativos ao ano de 1996. Foi possível a obtenção de estimativas de produção e de consumo ótimos, assim como o estabelecimento de padrões de referência (best-practice) para os HUs.

Palavras-chave : Hospitais Universitários; Problemas de Coordenação e de Informação; Avaliação de Eficiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )