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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

KUENZER, Acácia Zeneida. A reforma do ensino técnico no Brasil e suas conseqüências. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.20, pp.365-383. ISSN 0104-4036.

O autor propõe-se, neste artigo, a compreender como o ensino profissional desenvolveu-se historicamente no Brasil, para situar a discussão das propostas que foram elaboradas neste período de governo. Tomando como categoria de análise a dualidade estrutural, o autor mostra que a atual proposta atende apenas aos incluídos, sendo regida pela racionalidade financeira, que substitui a universalidade pela eqüidade. Em decorrência, desmonta-se a rede pública de educação profissional, quebra-se a equivalência, ao exigir o ensino médio como única via de acesso ao ensino superior e recoloca-se a dualidade estrutural pela existência de duas trajetórias que não se integram para fins de certificação.

Palavras-chave : Educação Profissional; Ensino Técnico; Políticas de Educação Profissional; Educação e Trabalho; Globalização e Formação Profissional.

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