SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número21A tutoria e a avaliação: duas questões críticas no ensino a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de  e  PONTIN, Marta Maria Darsie. O diário reflexivo, avaliação e investigação didática. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1998, vol.06, n.21, pp.447-462. ISSN 0104-4036.

Utilizando dados de uma pesquisa sobre a formação do professor, o presente texto procura mostrar a contribuição do diário reflexivo na avaliação da prática docente e na melhoria do trabalho didático. Na primeira parte discute o papel da avaliação no diagnóstico dos problemas de ensino-aprendizagem, na correção de rumos e na reformulação das práticas de sala de aula, tornando-as mais efetivas. A segunda parte do texto descreve um processo de formação continuada em que o diário reflexivo foi usado com professoras das séries iniciais do ensino fundamental, para tomada de consciência das suas concepções e práticas de avaliação e para a elaboração de projetos de mudanças em seu trabalho docente. Na terceira parte são analisados trechos do diário de uma professora, mostrando a evolução nas suas concepções de avaliação e as mudanças nas suas práticas. São também apresentados trechos de diários e depoimentos das professoras que adotaram este instrumento com seus alunos e revelam sua contribuição na avaliação e na reorganização do ensino.

Palavras-chave : Avaliação; Professor Reflexivo; Diário Reflexivo; Formação Continuada do Professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )