SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número22Sobre a pedagogia para a era tecnológicaO desafio da autonomia para as instituições federais de ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

TIANA FERRER, Alejandro. La evaluación y la calidad: dos cuestiones sometidas a discusión. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.22, pp.25-46. ISSN 0104-4036.

A avaliação educacional e a qualidade de educação são duas questões que ocupam um lugar central no debate pedagógico atual e que suscitam um interesse generalizado. Porém, apesar da atenção que gerou recentemente entre os membros da comunidade educacional e os estudos que lhe foram dedicados, estamos longe de alcançar um acordo geral acerca das perguntas chaves do que seja uma educação de qualidade e como a avaliação pode contribuir para sua melhora.  Reconhecendo a dificuldade de encontrar uma resposta definitiva para tais questões e adotando em conseqüência, uma atitude modesta, este trabalho pretende contribuir para clarificar a conexão existente entre quantidade e avaliação no âmbito educacional. Para isto aponta perguntas e levanta problemas como único meio possível de continuar a análise. Porém, ao mesmo tempo, com propósito de oferecer contribuição positiva não se omite em esboçar algumas vias de resposta às questões levantadas, por mais que se faça com plena consciência de seu caráter provisório submetendo as ditas idéias à discussão. Por fim o propósito da reflexão é contribuir para a melhoria das instituições e atividades educacionais. Teria pouco sentido adentrarmos num campo tão escorregadio e inseguro como este se não fosse para contribuir, diariamente, na melhora das instituições que submetemos à avaliação.

Palabras clave : Avaliação Educacional; Qualidade; Educação; Político Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )