SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número22Educação e globalização: uma perspectiva planetária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

LEITE, Raimundo Hélio  y  GURGEL, Carmesina Ribeiro. Desempenho de professores não graduados do Estado de Roraima no vestibular especial. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.22, pp.91-105. ISSN 0104-4036.

Este texto tem como objetivo descrever os resultados de um estudo avaliativo sobre o desempenho de professores não graduados que prestaram exame vestibular para ingresso nos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, Matemática, Letras e Ciências Biológicas. O vestibular especial foi realizado pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, em junho 1998, especificamente para atender os professores que ministram aulas no interior do Estado de Roraima. As análises apresentadas foram realizadas sobre os resultados das folhas de respostas da prova de Português e Matemática que compuseram o vestibular. As médias das notas dos candidatos classificados nos quatro cursos foram significativas em relação aos demais concorrentes. Os professores classificados para cursarem licenciatura plena em Letras obtiveram uma pontuação mais elevada do que os demais na prova de língua portuguesa. Na prova de conhecimentos matemáticos, os que obtiveram maior número médio de questões corretas foram os professores classificados para o curso de Matemática. No entanto os estudos realizados mostraram que todos devem receber treinamentos voltados para área de português e especialmente em matemática.

Palabras clave : Professores não Graduados; Vestibular Especial; Interior do Estado de Roraima.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )