SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número23Educação escolar elementar na França: uma nova reforma?Dimensões da aprendizagem: uma abordagem de caracterização e avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DEMO, Pedro. Universidade e reconstrução do conhecimento. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.23, pp.129-144. ISSN 0104-4036.

Argumenta-se em favor da importância da reconstrução do conhecimento na universidade. Aponta-se para dois focos principais da universidade contemporânea: reconstrução do conhecimento e aprendizagem reconstrutiva dos alunos. Vivemos na sociedade do conhecimento e isto torna o mandato da universidade ainda mais relevante, desde que passe a ver na pesquisa o ambiente central de aprendizagem. Pesquisa é tratada como princípio científico e educativo, combinando a importância de produzir conhecimento com a de educar novas gerações.

Palavras-chave : Reconstrução do Conhecimento; Pesquisa como Ambiente da Aprendizagem; Universidade e Sociedade do Conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )