SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número24Modelos conceptuales de intervención sociopedagógicaSucesso e fracasso no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SOUZA FILHO, Edson A. de. Representações e influência social em situações educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.24, pp.233-257. ISSN 0104-4036.

A partir de cinco processos de influência social (aniquilação, submissão, identificação, internalização e transformação) foram analisadas representações e relações intergrupais. Segundo o processo de influência empreendido, as representações e suas estilizações (apropriação/não-apropriação, personalização/não personalização, agrupamento/não-agrupamento, criação/mudança psicossocial) assumiram sentidos/configurações diferenciados. A realização de duas investigações com estudantes brasileiros de fundamental e pós-graduação ofereceu-nos uma validação inicial para este tratamento conceitual.

Palavras-chave : Representações Sociais; Influência Social; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )