SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número25Evaluación: la vía para la calidad educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CASTRO, Claudio de Moura. Escolas feias, escolas boas?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.25, pp.343-354. ISSN 0104-4036.

Muito se discutia e duvidava da qualidade das escolas cubanas. A pesquisa da OREALC/UNESCO resolveu tal assunto. Cuba tem excelentes escolas, melhores do que nos outros países latino-americanos. Portanto, a pergunta que substitui é por que as escolas são boas? Baseado em visitas rápidas e superficiais demais para que se possam considerar tais resultados mais do que especulação, identificamos alguns fatores que parecem explicar o desempenho superior de Cuba. O ensino é sério e quase  convencional. Certamente, não é pela presença de inovações ou novas soluções milagrosas que se obtém qualidade. As instalações são horríveis. As bibliotecas são desatualizadas e os laboratórios velhos (mas usados com freqüência). No entanto, a jornada escolar é enorme, passam-se muitas horas na escola e o calendário é longo. Em segundo lugar, os professores, presentes 40 horas por semana, são muito dedicados e bem preparados. Não é que os professores ganhem muito, mas ganham pelo menos tanto quanto engenheiros e médicos. E, em uma economia com poucas alternativas, o magistério acaba sendo uma ocupação muito central e valorizada. Que lições os países latino-americanos poderiam tirar da experiência cubana? Difícil reproduzir a enorme carga horária e a competitividade da profissão diante de outras exigindo mesmo nível de educação. Mas há várias outras lições mais viáveis, discutidas pelo ensaio.

Palavras-chave : Qualidade da Educação; Professores; Salários de Professor; Jornada Escolar; Cuba; América Latina; Inovações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )