SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número25Escolas feias, escolas boas?Avaliando as causas da extinção do Conselho Federal de Educação (1961- 1994) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BANDEIRA ANDRIOLA, Wagner. Evaluación: la vía para la calidad educativa. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.25, pp.355-368. ISSN 0104-4036.

Neste artigo, a avaliação é analisada como uma atividade recente no âmbito educativo e que, além disso, é exigida pela sociedade atual. Suas fases e características principais são apontadas. Também é ressaltada a necessidade de se adotar uma teoria de avaliação coerente, que deve sustentar todo o processo de investigação respectiva aos centros de sistemas educativos. É caracterizada a avaliação interna e externa como atividades complementares. Por fim, se faz uma vinculação entre a avaliação e seus resultados, com a possibilidade de reflexões úteis para todos aqueles envolvidos no âmbito do melhoramento de qualidade dos centros educativos.

Palabras clave : Avaliação Educativa; Qualidade Educativa; Centros Educativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )