SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número25Escolas feias, escolas boas?Avaliando as causas da extinção do Conselho Federal de Educação (1961- 1994) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BANDEIRA ANDRIOLA, Wagner. Evaluación: la vía para la calidad educativa. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.25, pp.355-368. ISSN 0104-4036.

Neste artigo, a avaliação é analisada como uma atividade recente no âmbito educativo e que, além disso, é exigida pela sociedade atual. Suas fases e características principais são apontadas. Também é ressaltada a necessidade de se adotar uma teoria de avaliação coerente, que deve sustentar todo o processo de investigação respectiva aos centros de sistemas educativos. É caracterizada a avaliação interna e externa como atividades complementares. Por fim, se faz uma vinculação entre a avaliação e seus resultados, com a possibilidade de reflexões úteis para todos aqueles envolvidos no âmbito do melhoramento de qualidade dos centros educativos.

Palavras-chave : Avaliação Educativa; Qualidade Educativa; Centros Educativos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )