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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SARAIVA, Suzana Barros Corrêa. Avaliando as causas da extinção do Conselho Federal de Educação (1961- 1994). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.25, pp.369-387. ISSN 0104-4036.

O objetivo do trabalho foi resgatar o conjunto de acontecimentos que historicamente determina a extinção do CFE (Lei 4024/61). Embora considerando os riscos do ecletismo teórico, mas reconhecendo que se fixar rigidamente em qualquer um dos espectros de campo epistemológico pode-se tornar um procedimento estéril, esboçou-se um instrumento conceitual incorporando representantes de áreas do conhecimento distintas, mas correlatas. Assim, utilizou-se uma articulação da psicanálise com a história, tendo como elemento chave a ideologia. A "reconstrução" da trajetória ideológica do CFE/61 partiu de seus antecedentes históricos, o que consistiu no estabelecimento da cronologia e contextualização de órgãos similares que o antecederam. A partir da ótica de alguns de seus protagonistas, o estudo em permanente articulação com a prática-inscrita em sua produção, publicada nas Documenta buscou extrair; na perspectiva de um paradigma indiciário (Ginsburg) os sintomas explicitados pelo dito e pelo não dito (Lacan) que permitiram uma maior visibilidade dos meandros da trajetória do CFE/61. Conduzido por injunções diversas de ordem política e ideológica, o CFE terminou por se transformar num órgão submisso a pressões governamentais e a interesses particulares.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Políticas Públicas; Ensino Superior; Conselho Federal de Educação (1961-1994); Políticas Educacionais; Educação Brasileira.

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