SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número25Avaliando as causas da extinção do Conselho Federal de Educação (1961- 1994)A cultura e suas fontes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

NASCIMENTO, Alberto Fernando Monteiro do  e  LASSANCE, Robert. Qualidade do ensino superior e avaliação centrada no curso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.25, pp.389-399. ISSN 0104-4036.

Neste artigo faz-se uma revisão do conteúdo das leis, decretos e portarias, relativos à avaliação do ensino superior, editados pelo MEC, identificando particularidades que as Instituições de Ensino Superior (IES) devem considerar em suas atividades avaliativas internas e externas, sob a égide da Avaliação Institucional. Evidencia-se, na análise, a consagração dos cursos como objetos privilegiados de avaliação, contextualizados pelos respectivos projetos pedagógicos e pelo projeto institucional da IES. Em conclusão, observa-se a necessidade dos especialistas e os responsáveis pela Avaliação institucional das IES articularem os programas de avaliação com os projetos definidores da instituição e buscarem, na comunidade acadêmica, os aliados para a avaliação permanente e conseqüente dos cursos oferecidos.

Palavras-chave : Qualidade do Ensino Superior; Avaliação Institucional; Curso; Projeto Institucional; Projeto Pedagógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )