SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número25A cultura e suas fontes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BOF, Alvana Maria. Mudando a gestão da escola para melhorar a qualidade: o caso de Rondonópolis. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.25, pp.415-442. ISSN 0104-4036.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou a implementação do Programa de Gestão da Qualidade- (PGQ), um programa piloto com o objetivo de melhorar a qualidade e eficiência do ensino fundamental, particularmente reduzir os índices de repetência e abandono, em 11 escolas municipais no município de Rondonópolis, MT. O PGQ focalizou o desenvolvimento de um processo de planejamento e gestão participativos nas escolas, baseados nos princípios da Gestão da Qualidade Total. Cinco estudos de caso foram conduzidos em cinco escolas, entrevistas foram realizadas com diretores, coordenadores pedagógicos, professores e funcionários e autoridades da Secretaria Municipal de Educação para determinar como o PGQ foi formulado e implementado nas escolas, quais as percepções dos participantes sobre as dificuldades e incentivos para a sua implementação e quais as mudanças iniciais atribuídas ao Programa nas escolas e no sistema. A análise mostra que, embora houvesse uma grande resistência inicial dos participantes e outras dificuldades, o programa foi implementado. Os grandes incentivos foram o comprometimento da liderança, incluindo diretores, o prefeito municipal e a Secretária Municipal de Educação, um sistema de acompanhamento atuante de uma equipe (Escritório da Qualidade) da Secretaria de Educação e as mudanças iniciais percebidas nas escolas pelos participantes. Dentre essas mudanças, destacam-se mudanças na gestão da escola, no trabalho dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores, na Secretaria de Educação, nos alunos e nos índices de repetência e abandono escolar.

Palavras-chave : Gestão Escolar; Implementação de Programas Educacionais; Mudança na Escola; Melhoria da Qualidade; Gestão da Qualidade Total.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )