SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número26Reforma do estado, universidade pública e organizações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DEMO, Pedro. Política social do conhecimento e educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.26, pp.05-27. ISSN 0104-4036.

Uma das marcas mais profundas da atual sociedade é a de ser "sociedade do conhecimento". Isto significa que, mais que outras anteriores, é capaz de influenciar os rumos de sua própria história. Ao mesmo tempo, em termos de política social e sendo o conhecimento a vantagem comparativa mais decisiva, o com ate à pobreza e à exclusão precisa levar em conta o desafio do conhecimento. De modo diferente do welfare state, que aposta em excesso na assistência social, a sociedade do conhecimento confia mais na educação, porque esta está mais próxima da cidadania emancipatória, tendo no conhecimento seu instrumento principal. Por outra, há que se levar em conta que o neoliberalismo valoriza apenas conhecimento, não educação, porque está interessado na competitividade, não na cidadania. Aos educadores compete cuidar que o conhecimento, além de não servir apenas ao mercado, se curve aos objetivos da educação, tendo em vista a necessidade de combater, mais que a carência material, a pobreza política ou a ignorância historicamente produzida e mantida. Política social do conhecimento, se bem conduzida, pretende colocar o pobre como artífice central de seu destino, com base na aprendizagem reconstrutiva política.

Palavras-chave : Sociedade do Conhecimento; Educação e Conhecimento; Educação e Assistência; Emancipação; Aprendizagem Reconstrutiva Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )