SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número26O professor e pesquisador estrangeiro na universidade brasileiraRecursos federais, para educação fundamental: a longa história do descompromisso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CARVALHO, Francini Garcia Mandolesi. Avaliação em matemática e implicações na formação docente. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.26, pp.65-79. ISSN 0104-4036.

O texto é resultado de uma pesquisa sobre a avaliação em Matemática no ensino fundamental e sua implicação na formação docente, com o objetivo de construir um quadro revelador da realidade vivenciada por alunos em sala de aula e de elaborar propostas alternativas que visem à qualidade do ensino, para que a avaliação retorne a sua finalidade própria de melhorar o ensino e a aprendizagem, em vez de apenas refletir problemas. São apresentados dados relativos à aprovação e a reprovação em Matemática nas escolas das redes pública e privada do município de Itajubá-MG, nos anos de 1995 e 1996. Há, ainda, um estudo de caso realizado com duas turmas de 5° série e um de  questionamento dos cursos de licenciatura e da formação docente.

Palavras-chave : Educação; Formação de Professores; Avaliação; Matemática; Aprendizagem; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )