SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número27La Intitución Universidad desde las representaciones docentes: una aproximación a su caracterizaciónAs eleições para diretores enquanto instrumento de democratização da gestão escolar: uma análise da experiência implementada na rede municipal de ensino de Ponta Grossa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SIMONETTI, Vera Maria Medina; NUNES, Lina Cardoso  e  GUERREIRO, Daniel Paranhos. Avaliação institucional: representações sociais dos docentes oriundos de uma instituição particular da cidade do Rio de Janeiro. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.27, pp.165-179. ISSN 0104-4036.

Este estudo pretende contribuir com o movimento de avaliação interna nas instituições de ensino superior (IES), sublinhando a importância da participação dos docentes no diagnóstico das divergências e tendências em relação ao processo de avaliação, tendo como objetivos: (a) apontar as representações dos docentes da universidade particular sobre a avaliação institucional; (b) analisar essas representações docentes à luz da Teoria das Representações Sociais; (c) identificar os possíveis entraves à implantação de um processo de avaliação relativos às possíveis representações expressas pelo docente; (d) propor procedimentos alternativos que amenizem esses entraves. Os pressupostos teóricos incluíram a avaliação institucional e seus aspectos ligados à Teoria das Representações Sociais. A questão das representações sociais foi alinhavada segundo alguns autores relevantes como Minayo (1995), Guareschi e Jovchelovitch (1995), Spink (1995) e Moscovici (1985, 1978). Apresentamos os resultados agrupados em 4 categorias matrizes, como proposta para a formação dos elementos pertencentes ao núcleo central: instituição, avaliação, democratização e entraves. Outros elementos compuseram a região periférica, a saber: auto-avaliação, alma da instituição, investimento financeiro e trabalhar com erros. Observamos que os indicadores apontam que a relação cognitivo-afetiva do sujeito individual e sujeito social é vital para a  implementação e continuidade de um processo democrático de avaliação institucional nas IES.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Representação Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )