SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número27Avaliação institucional: representações sociais dos docentes oriundos de uma instituição particular da cidade do Rio de JaneiroEstado, democracia e educação em Niterói: avaliando as contradições de um caminho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CORREA, João Jorge  e  CARDOSO, Ana Cláudia Ferreira. As eleições para diretores enquanto instrumento de democratização da gestão escolar: uma análise da experiência implementada na rede municipal de ensino de Ponta Grossa. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.27, pp.181-198. ISSN 0104-4036.

Neste artigo analisamos a implementação do processo de escolha do/a diretoria por intermédio de eleições na rede municipal de ensino de Ponta Grossa/PR. Inicialmente tecemos algumas considerações de caráter mais teórico acerca das diferentes formas de escolha de diretores/as, para em seguida desenvolvermos uma reflexão mais específica do objeto de estudo que nos propusemos investigar. Neste sentido, analisamos a legislação que regula as eleições para diretores/as no município de Ponta Grossa, assim como tecemos considerações sobre o processo em si de escolha dos dirigentes escolares. Por fim, apontamos os aspectos que necessitam de aprimoramento e destacamos as vantagens de se escolher diretores/as pela via do voto livre e direto.

Palavras-chave : Administração da Educação; Administração de Unidades Escolares; Democratização da Educação; Democratização da Escola; Gestão Democrática da Escola; Eleição para Diretores(as) Escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )