SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número27As eleições para diretores enquanto instrumento de democratização da gestão escolar: uma análise da experiência implementada na rede municipal de ensino de Ponta GrossaAvaliação do desempenho docente: o caso do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FORTUNA, Maria Lucia de Abrantes. Estado, democracia e educação em Niterói: avaliando as contradições de um caminho. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.27, pp.199-216. ISSN 0104-4036.

Trata-se de um ensaio que se propõe a analisar as condições em que a democracia torna-se possível, ou limita-se, na realidade do Município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, sobretudo na área da educação municipal. Para tanto apresenta informações sobre a formação e a evolução econômico política da cidade, tecendo alguns comentários sobre o papel do Estado e as concepções de democracia que permeiam as questões apresentadas. Ao construir os comentários, articula algumas formulações teóricas apresentadas e discutidas com a narrativa e a análise de alguns fatos ocorridos nesta rede municipal de Educação, em especial no período de 1989 a 1993. Tendo como pano de fundo o relato da experiência ocorrida, conclui o trabalho com considerações sobre as condições e o caminho da democracia na educação em Niterói, suas relações com o Estado, expresso pelo poder público municipal e com a sociedade civil organizada, em especial com o sindicato dos professores.

Palavras-chave : Política Educacional; História; Estado; Democracia; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )