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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FALCAO FILHO, José Leão Marinho. Escola: ambientes, estruturas, variáveis e competências. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.28, pp.283-311. ISSN 0104-4036.

Este artigo analisa as condições em que os profissionais da educação, na escola, desenvolvem suas atividades e as influências que eles sofrem durante a busca de resultados com os quais se comprometeram. Com esse objetivo aborda as relações entre a escola e o contexto político-socioeconômico, identificado como Ambiente Externo, no qual a Escola e seus profissionais estão inseridos. Após analisar o Ambiente Externo, o artigo trata da realidade quotidiana da escola, identificada com a expressão Ambiente Interno, onde os profissionais exercem suas atividades. O estudo do Ambiente Interno parte da identificação de duas estruturas, uma explícita, denominada estrutura formal burocrática e outra, implícita, identificada com a expressão "não formal". O texto aprofunda-se nas relações entre essas estruturas e nas suas mais importantes conseqüências: a formação da cultura, das subculturas e do clima organizacional da escola, bem como na importância dessas conseqüências para a  obtenção dos resultados da escola e de seus profissionais.

Palabras clave : Profissionais da Educação; Ambiente Interno; Ambiente Externo; Estruturas Organizacionais Cultura; Clima Organizacional.

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