SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número28Escola: ambientes, estruturas, variáveis e competênciasNorteando a política de formação de professores: como interpretar os artigos 62 e 87 da LDB? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

COUTINHO, José Maria. Educando e transformando: ação educativa militante em Barra do Riacho, Aracruz, ES. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.28, pp.313-332. ISSN 0104-4036.

O estudo tem como objetivo examinar o potencial transformador da educação popular na construção da democracia participativa no povoado de Barra do Riacho, no contexto dos impactos da modernização industrial dependente pelos quais passou e passa o Município de Aracruz. Os impactos produziram distorções socioculturais como: alterações de visões de mundo e de estilos de vida, sentimentos de impotência e perplexidade, comportamentos regressivos (alcoolismo, quebra de tabus, prostituição, drogas, violência), fanatismo religioso e perda da identidade cultural. A pesquisa participante mostra que, a partir daí, a comunidade conscientizou-se e reagiu revitalizando a Banda de Congo local, fundando uma associação comunitária e reivindicando e obtendo várias obras públicas que resgataram sua cidadania, sua identidade cultural e melhoraram em muito sua qualidade de vida.

Palabras clave : Educação Popular; Cidadania; Democracia Participativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )