SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número29Quem ganha e quem perde com a política do ensino médio no Brasil?Uma alternativa para avaliar as operações lógicas identificadas por Piaget índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

RAVEN, Ronald J.. As operações lógicas de Piaget e a aprendizagem: um desafio para avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.29, pp.497-504. ISSN 0104-4036.

O presente texto procura relacionar o desenvolvimento das operações lógicas estudadas por Piaget e a possibilidade de aprendizagem de crianças e adolescentes. O autor sugere perguntas que os professores podem utilizar para orientarem o raciocínio de crianças e adolescente, facilitando sua aprendizagem de conceitos, regras e princípios. A sugestão é relevante principalmente para professores da área de Ciências, onde as sete operações lógicas são regularmente utilizadas pelos estudantes para compreenderem os conteúdos escolares.

Palabras clave : Operações Lógicas; Estruturas Mentais; Estruturas de Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )