SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número29Quem ganha e quem perde com a política do ensino médio no Brasil?Uma alternativa para avaliar as operações lógicas identificadas por Piaget índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

RAVEN, Ronald J.. As operações lógicas de Piaget e a aprendizagem: um desafio para avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.29, pp.497-504. ISSN 0104-4036.

El presente texto procura relacionar el desarrollo de las operaciones lógicas estudiadas por Piaget y la posibilidad de aprendizaje de niños y adolescentes. El autor sugiere preguntas que los profesores pueden utilizar para orientar el raciocinio de niños y adolescentes, facilitando su aprendizaje de conceptos, reglas y principios. La sugerencia es relevante principalmente para profesores del área de Ciencias, donde las siete operaciones lógicas son regularmente utilizadas por los estudiantes para comprender los contenidos escolares.

Palavras-chave : Operaciones Lógicas; Estructuras Mentales; Estructuras de Aprendizaje.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )