SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número29As operações lógicas de Piaget e a aprendizagem: um desafio para avaliaçãoO espaço da escolarização versus a exclusão do espaço na cidade do Rio de Janeiro: um problema real? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GOULART, Iris B.. Uma alternativa para avaliar as operações lógicas identificadas por Piaget. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.29, pp.505-518. ISSN 0104-4036.

Este trabalho apresenta uma proposta de avaliação das operações lógicas identificadas pelo epistemólogo suíço Jean Piaget, que vem sendo desenvolvido pelo professor Ronald J. Raven, da Universidade de Nova York em Buffallo. É feito uma referência aos períodos de desenvolvimento lógico estudados por Piaget, com ênfase ao período operacional em suas fases concreta e abstrata. Apresenta-se a análise deste processo de desenvolvimento feita por Raven e comentam-se os fundamentos dos instrumentos por ele elaborados para avaliar as operações lógicas: um teste pictórico de raciocínio lógico - a RTLO e um teste de lápis e papel - RCCT, que no Brasil está sendo apresentado como Teste de Aptidão Acadêmica.

Palavras-chave : Operações Lógicas; Desenvolvimento Cognitivo; Aptidão Acadêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )