SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número30Competência política da escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DEMO, Pedro. Contribuições modernas e pós-modernas para a aprendizagem de cunho reconstrutivo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.30, pp.07-26. ISSN 0104-4036.

Discutem-se algumas abordagens de estilo pós-moderno sobre aprendizagem, incluindo pontos de vista diferentes daqueles das áreas sociais. Todos convergem para a idéia reconstrutiva da aprendizagem de teor político. Conhecimento não é um fenômeno de cópia ou reprodução, mas de típica reconstrução, exigindo sempre a presença de um sujeito capaz de interpretar e elaborar com autonomia. Assim, a expectativa de Piaget se vê amplamente reconhecida, ainda que persistam críticas a certas acentuações de sua teoria como o cognitivismo e estruturalismo. Ao mesmo tempo, esta maneira de ver tende a valorizar a ligação entre educação e cidadania, porque a aprendizagem não se encerra em exigências técnicas, mas realiza-se principalmente como competência humana criativa e autônoma, ou seja, como competência essencialmente política.

Palavras-chave : Aprendizagem Pós-Moderna; Aprendizagem Reconstrutiva; Pesquisa e Elaboração Própria; Educação e Autonomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )