SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número30Competência política da escola públicaA comunicação na avaliação de desempenho docente do ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Avaliação dos Programas Estaduais de Qualificação Profissional (PEQ’s): uma revisão conceitual do Modelo 3ER. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.30, pp.43-56. ISSN 0104-4036.

O presente trabalho propõe a revisão dos conceitos utilizados por Andriola (1998) no Modelo 3ER, entre os quais destacamos os de eficiência, eficácia, efetividade social e empregabilidade. Tais conceitos são adotados pela Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional (SEFOR) do Ministério do Trabalho (MTb) e orientam o processo de avaliação dos Programas Estaduais de Qualificação Profissional (PEQ's). São propostas modificações nos conceitos de eficácia e eficiência, e apresentados os novos conceitos de funcionalidade e qualidade, componentes de um novo modelo teórico orientador do processo de avaliação dos PEQ' s.

Palavras-chave : Avaliação; PEQ's; Qualidade; Funcionalidade; Eficiência; Eficácia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )