SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número30Avaliação dos Programas Estaduais de Qualificação Profissional (PEQ’s): uma revisão conceitual do Modelo 3ERIndicadores educacionais, professores e a construção do sucesso escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LAURITI, Nádia C.. A comunicação na avaliação de desempenho docente do ensino superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.30, pp.57-77. ISSN 0104-4036.

Este texto pretende discutir o papel da comunicação nos processos avaliativos, defendendo a idéia de que é necessário um "modus comunicandi" adequado para que não se comprometa a eficácia da prática avaliativa . Mostra-se que a trajetória histórica do conceito de avaliação alterou não só o foco do processo, mas, principalmente, a orientação do seu contexto comunicativo. O eixo desta reflexão concentra-se nos pré-requisitos necessários para que ocorra um "feedback" adequado dos resultados da avaliação de desempenho docente, entendido como rol de informações concretas fornecidas aos professores que compreendam recomendações para melhorias futuras, possibilitando que ele possa funcionar como ferramenta útil para os processos de mudança. Este ecossistema comunicativo pode estar voltado para a cooperação, buscando o desenvolvimento, ou estar voltado para o controle de pessoas e sistemas. Estes paradigmas, alternam-se, misturam-se, dependendo da opção de fundo político, filosófico e estrutural do corpo institucional. Acreditamos que a análise e a discussão das interações comunicativas não podem ser afastadas das metanarrativas da avaliação em todas as suas dimensões, já que elas podem comprometer o sucesso e a credibilidade dos programas avaliativos que exigem sempre negociação de significados, ressignificações constantes, diálogo e compreensão. Somente assim seus atores podem exercitar o gesto avaliativo de forma técnica, sem se afastarem, entretanto, das necessárias dimensões ética e estética.

Palavras-chave : Avaliação de Desempenho Docente; Gestão de Processos Comunicativos na Avaliação; Feedback; Avaliação Cooperativa; Diálogo na Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )