SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número30A comunicação na avaliação de desempenho docente do ensino superiorEducação superior e eqüidade: inocente ou culpada? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Indicadores educacionais, professores e a construção do sucesso escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.30, pp.79-108. ISSN 0104-4036.

O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas idéias gerais sobre o papel de indicadores educacionais e inclui uma discussão sobre suas funções, como se caracterizam, como podem ser concebidos e algumas implicações de sua utilização. As possibilidades de desenvolvimento e o uso de indicadores educacionais por professores, de maneira que a compreensão que têm sobre seus alunos possa ser ampliada e possam refletir mais profundamente sobre suas práticas pedagógicas, tendo em vista o sucesso escolar, são discutidas. Adicionalmente, as potencialidades e as características de algumas ações de formação continuada, que podem ser conduzidas junto aos professores tendo por objetivo o uso de indicadores educacionais como prática cotidiana, são analisadas.

Palavras-chave : Indicadores Educacionais; Desenvolvimento de Indicadores Educacionais; Professores; Práticas Pedagógicas; Sucesso Escolar; Formação Continuada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )