SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número30Indicadores educacionais, professores e a construção do sucesso escolarAvaliação da localização espacial de unidades de educação infantil: um estudo de caso para Florianópolis - SC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CASTRO, Claudio de Moura. Educação superior e eqüidade: inocente ou culpada?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.30, pp.109-122. ISSN 0104-4036.

A extrema fragilidade do nosso primário e secundário faz com que as classes sociais sejam peneiradas e que os mais pobres esteiam extraordinariamente sub-representados no nível superior. Isso não é culpa do sistema superior. Ele apenas herda a iniqüidade dos níveis mais baixos de educação. Contudo, o funcionamento do ensino superior adiciona mais iniqüidades às previamente existentes. Além de gastar mal os recursos que poderiam melhor atender aos menos ricos, subsidia a educação dos mais ricos e faz os menos ricos pagarem o custo integral do ensino. Ou seio, o Brasil é o campeão mundial da injustiça social no ensino superior. Título que pouco orgulho nos deveria trazer. No entanto, os grandes arautos da injustiça dentro da universidade só enxergam longe. O que acontece dentro dos seus muros não lhes chama a atenção.

Palavras-chave : Educação Superior; Origem Social do Aluno; Vestibular; Meritocracia; Público Privado; Injustiça Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )