SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número30Educação superior e eqüidade: inocente ou culpada? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LOBO, Débora da Silva  e  GONCALVES, Mirian Buss. Avaliação da localização espacial de unidades de educação infantil: um estudo de caso para Florianópolis - SC. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.30, pp.123-140. ISSN 0104-4036.

Neste artigo apresenta-se um estudo feito para avaliar o sistema de unidades de educação infantil municipais de Florianópolis que pode servir de ferramenta auxiliar aos planejadores de políticas públicas quando buscarem ampliá-lo. Aplicando-se a metodologia matemática de cobertura de conjuntos, uma boa distribuição numérica e espacial para o sistema é obtida. Esta metodologia considera que a criança deve percorrer uma determinada distância máxima até atingir a unidade de educação mais próxima à sua residência. A distância de 1,5km é adotada como distância máxima. Como resultado, pode-se observar que existe uma grande defasagem na quantidade das unidades de educação existentes, além de uma má distribuição de suas localizações pelo município. Com base nos dados sacio-econômicos das regiões administrativas do município, um índice de necessidade é calculado para sugerir um procedimento de implementação gradativa de novas unidades educacionais.

Palavras-chave : Unidades de Educação Infantil; Planejamento Educacional; Cobertura de Conjuntos; Localização de Facilidades; Índice de Necessidade; Distribuição Espacial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )