SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número31Curso de pedagogia: novos questionamentos em torno de uma velha identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

VACA URIBE, Jorge E.. La evaluación de la enseñanza de la lengua escrita en México: 20 anos de reflexión didáctica. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.31, pp.147-166. ISSN 0104-4036.

Neste trabalho é analisada a influência que teve o desenvolvimento da perspectiva psicogenética da investigação da aquisição da língua escrita nas abordagens pedagógicas e didáticas da língua escrita no México. Do ponto de vista crítico, as abordagens didáticas derivadas do construtivismo (mutantes segundo a experiência adquirida) são contrastadas com as realidades educativas da sala de aula e da escola, e convida a uma reflexão mais profunda sobre o desenho de didáticas com fundamentos construtivistas que levem em consideração estas realidades.

Palavras-chave : Crítica; Didática; Construtivismo; Leitura / Escrita; México.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )