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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

WERNECK, Vera Rudge. Globalização e educação: uma proposta para a avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.31, pp.205-222. ISSN 0104-4036.

O artigo, partindo da constatação das mudanças decorrentes da globalização, analisa o fenômeno mostrando ser ele uma produção humana que, como tal, pode e deve ser controlada e direcionada pelo homem. Propõe, em seguida, dois referenciais para a análise do fenômeno: as noções de comunidade x sociedade e as de pessoa x personalidade, procurando saber: 1°) Se a globalização contribui para a transformação da humanidade numa comunidade ou se conduz a comportar-se apenas como uma sociedade; 2°) Se a globalização leva à universalização do que é essencial para a realização da pessoa humana respeitando as diferenças peculiares das personalidades ou se apenas uniformiza os usos e comportamentos anulando as diferenças próprias dos indivíduos. Reflete ainda sobre o papel do educador, afirmando caber a ele a reflexão sobre o fenômeno, a proposta de paradigmas de avaliação para que o novo modelo da globalização possa, ao menos, indiretamente, ser controlado e direcionado para o bem da humanidade. Conclui pela necessidade de uma maior reflexão sobre a questão da globalização e pela importância da ação do educador para o direcionamento positivo deste novo fenômeno.

Palabras clave : Referências de Avaliação; Comunidade; Sociedade; Pessoa; Personalidade; Educação.

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