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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
MELLO, João Carlos et al. Avaliação qualitativa e quantitativa: uma metodologia de integração. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.31, pp.237-251. ISSN 0104-4036.
Avaliar é fundamental em qualquer processo educativo, onde a avaliação pode ser um instrumento para alavancar mudanças no ensino superior, objetivando a melhoria da qualidade, e reordenar recursos. O processo de aprendizagem é individual apesar de na grande maioria ser tratado como coletivo. Freqüentemente são realizadas "avaliações" pautadas em opiniões vagas ou imprecisas, ou em dados estatísticos sem nenhuma análise prévia. Neste trabalho, por acreditarmos que os esforços envolvidos com a Educação devem ser aplicados na direção certa e produtiva, encaramos novos procedimentos que busquem um ponto de equilíbrio na unificação da avaliação qualitativa com a quantitativa.
Palabras clave : Avaliação; Metodologias de Avaliação; Decisões Multicritério; Análise de Dados.