SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número32La subjetividad en los criterios de evaluación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

KELLAGHAN, Thomas. O uso da avaliação na reforma educacional. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.32, pp.259-277. ISSN 0104-4036.

Neste ensaio, o uso da informação sobre o desempenho dos estudantes é examinado no contexto de: (i) exames administrados e controlados externamente; (ii) avaliações nacionais; (iii) avaliações internacionais comparativas; (iv) avaliação de escolas; e (v) avaliação baseada em sala de aula. São apresentados resultados com relação aos efeitos do uso da informação sobre a política educacional, os currículos, o que é ensinado nas escolas e os processos cognitivos dos estudantes. Os efeitos podem ser positivos ou negativos, pretendidos ou não, e são mais evidentes quando ao desempenho do estudante é atribuída uma grande importância. Embora a maioria dos recursos para usar a avaliação com o intuito de melhorar a qualidade da aprendizagem tenha sido investida em avaliações envolvendo agentes externos, o grande potencial de seu uso parece estar no aperfeiçoamento das capacidades de avaliação dos professores.

Palabras clave : Avaliação de Escolas; Avaliação Baseada em Sala de Aula; Avaliações Internacionais de Desempenho de Estudantes; Avaliações Nacionais; Exames Públicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )