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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

COSTA, Jorge Adelino  e  VENTURA, Alexandre. Inspecção da educação e as escolas em Portugal: as opiniões e as expectativas dos gestores escolares com base num estudo exploratório. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.33, pp.383-396. ISSN 0104-4036.

Este texto pretende abordar a temática da alteração das funções e dos modos de actuar na Inspecção-Geral da Educação em Portugal, num cenário de autonomia crescente dos estabelecimentos de ensino. A exploração desta problemática inicia-se através de um enquadramento teórico que procuro cruzar a situação evolutiva do sistema educativo português, a importância crescente que nesse âmbito se vem atribuindo à avaliação dos estabelecimentos de ensino e os papéis que cabem à Inspecção-Geral da Educação como entidade avaliadora e fiscalizadora, nas vertentes técnico-pedagógica, administrativa e financeira. Em seguida apresentamos os resultados de um estudo exploratório que procura colher as opiniões e as expectativas dos gestores escolares relativamente à Inspecção-Geral da Educação.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Inspecção da Educação; Gestão Escolar.

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