SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número33A autonomia outorgada: uma avaliação da política educacional no Estado de São PauloAs grandes conferências da década de 90, as diretrizes da política educacional e o ensino fundamental: uma abordagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

NUNES, Lina Cardoso  e  NASCIMENTO, Nilton. A avaliação da aprendizagem no ensino fundamental no âmbito do projeto político-pedagógico da escola: desafio e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.33, pp.443-457. ISSN 0104-4036.

Neste breve estudo, de caráter bibliográfico, pretende-se defender a idéia de que a implementação de alternativas de solução para a questão da repetência e/ou exclusão de alunos, no contexto do processo avaliativo, deveria ser amplamente discutida pela comunidade escolar, à luz do projeto político pedagógico da instituição, o que tem constituído uma das metas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Buscaram-se referenciais teóricos em autores voltados para a avaliação, entre os quais Perrenoud (1998), Thurler (1998) e Sousa (1999); em educadores que enfocam o projeto político-pedagógico, tais como Gadotti (1994), Veiga (1995) e Hora (1996); e em produções relacionadas a aspectos significativos da temática, apresentadas na 22ª Reunião da ANPED (7999). A análise dos achados desses autores possibilitou desvelar os desafios encontrados na trajetória dos atores, mas também perspectivas favoráveis na superação de problemas, se analisadas numa dimensão participativa e dialógica.

Palavras-chave : Avaliação; Projeto Político-Pedagógico; Participação; Repetência; Exclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )