SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número33Novas perspectivas de avaliação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MUTIM, Avelar Luiz Bastos  y  FREITAS, Kátia Siqueira de. Relação entre a gestão participativa e o desempenho escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2001, vol.09, n.33, pp.490-508. ISSN 0104-4036.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a relação entre diferentes estilos de gestão e o desempenho na prática diária de duas escolas públicas municipais de Salvador, BA. As escolas guardam semelhanças e diferenças com relação à infra-estrutura, localização e características dos vários segmentos das comunidades escolar e local. Ambas vivenciam diferentes processos de aproximação com as comunidades escolar e local no enfrentamento aos desafios cotidianos e na melhoria da qualidade de seus processos e serviços. A pesquisa utilizou a abordagem estudo de caso e combinou aportes qualitativos e quantitativos, privilegiando o qualitativo. Os resultados demonstram a existência de uma relação direta e positiva entre a forma de como ocorre o processo de gestão nos âmbitos administrativo, financeiro e pedagógico das duas escolas e os respectivos desempenhos escolares. Mas alerta que só a gestão democrática não basta.

Palabras clave : Gestão Escolar; Gestão Participativa; Avaliação Escolar; Fatores de Desempenho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )